quinta-feira, 11 de março de 2010

Pensamento: o princípio de tudo.

"Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos." (Provérbios 4:23) Não duvido de quem supôs que os pensamentos são gerados pelo cérebro de forma involuntária. Em grande parte do tempo não elaboramos nossos pensamentos, pois eles são elaborados de maneira autônoma e inesperada. Os pensamentos apenas surgem, sem perdir permissão e sem serem avaliados. Infiltram em nossa mente, consomem todas os neurônios do cérebro e invadem cada célula que compõe o organismo. Enfim, somos movidos por estes pensamentos dominadores, imprevisíveis e, quase sempre, muito criativos. Todas estas características fazem dele - o pensamento - o princípio de tudo.

Descobertas médicas, evolução tecnológica, teatro, literatura, cinema, artes plásticas e outros mais são algumas das infindas criações [originalmente positivas] do pensamento. Mas apontar os engenhos benéficos do pensamento não é a finalidade deste post. O que precisa ser dito e repetido é que todas as nossas atitudes são resultados de nossos pensamentos, ou da forma como fazemos uso deles. Bons pensamentos facilmente resultam em boas ações, tal como uma mente em equilíbrio resultará em um comportamento igualmente equilibrado. Esta não é uma teoria, mas um verdade absoluta: somos aquilo que pensamos.

Os vestibulandos exercitam a mente para acelerar os pensamentos; os compositores enchem a mente com pensamentos que lhes causam inspiração; os redatores envolvem a mente com informações que lhes valham um bom texto jornalístico ou publicitário; os pastores e evangelhistas enchem-se da Palavra de Deus para que estejam prontos para ensinar a mensagem correta e os filhos de Deus meditam noite e dia para que seus pensamentos vivam os mandamentos sagrados. Se magoamos ou somos magoados; se humilhamos ou somos humilhados; se maldizemos ou somos amaldiçoados depende do uso que fazemos de nossos pensamentos. Não precisa de cálculo matemático ou provas científicas para que compreendamos que o pensamento dá origem a tudo.

Não há razão mais evidente para que se busque tanto a harmonia espiritual, física e intelectual. Nossa inteligência, nosso corpo e nosso espírito estão vinculados aos nossos pensamentos. Uma mente serena e equilibrada produzirá um ser pacífico, tranquilo e paciente. Portanto, produzir bons pensamentos é o primeiro passo para que uma vida agradável seja conquistada. Certamente não é fácil dominar pensamentos, pois eles são hábeis e astuciosos. Mas é muito possível. Ora, somos homosapiens. Nós sabemos que sabemos, não sabemos?

Eu decidi fazer dos meus pensamentos o caminho que me leva a uma vida verdadeiramente feliz. Se alguém me perguntasse "qual é o segredo?" eu responderia: Não há segredo algum. A respostra é Jesus Cristo. NEle está a fonte para uma vida plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário