sexta-feira, 5 de março de 2010

Vivo como o vento


Certo professor teólogo discutia a respeito da existência de Deus quando uma aluna o interrompeu com os braços erguidos. Após receber permissão para se pronunciar, a mesma perguntou ao mestre:
"Professor, eu não quero me envolver em suas crenças, mas como é possível acreditar na existência de algo que não pode ser visto e, muito menos, comprovado cientificamente?"
O professor refletiu alguns instantes, então fez uma proposta à sua aluna:
"Vamos supor que eu jamais tenha sido seu professor. Você jamais me viu."
A menina concordou com um gesto de mão.
"Então, se eu jamais tivesse entrado nessa sala você acreditaria na minha existência?
A menina negou revirando os olhos.
"Claro que não professor! Eu não estaria vendo o Senhor, como eu poderia acreditar?"
"Então, você só aceita minha existência porque você pode me ver, certo?"
A aluna respondeu prontamente.
"Claro. Eu posso vê-lo. E isso é suficiente pra mim."
"Ótimo", disse o mestre.
"E Deus? O senhor consegue ver Deus?"
O professor abaixou a cabeça e negou:
"Infelizmente, eu jamais vi o Todo-Poderoso."
"Então, como pode acreditar que Ele existe?"
Com muita humildade e paciência o teólogo respondeu:
"Eu não vejo Deus, mas eu posso senti-Lo. E isso é suficiente pra mim."
A menina não conseguiu responder coisa alguma, então o professor fez outra pergunta:
"Já que minha existência é determinada pelos seus olhos, se eu desligar as luzes e esta sala ficar completamente na escuridão você poderá me ver? Consequentemente, você acreditará na minha existência?"
"Não"
, respondeu a aluna desanimada.
"Com Deus isso é diferente, minha aluna. Eu não O vejo, mas eu posso sentir SUA presença todos os instantes da minha vida. Nossa visão é falha, pois ela é extremamente limitada. Deus fala comigo todos os dias, mesmo que eu não o veja. Eu não preciso usar meus olhos para acreditar que Ele existe. Ele está comigo em todos os lugares, seja na claridade ou na mais completa escuridão."


Se Deus pudesse ser visto, certamente todos nós perderíamos a maior de todas as dádivas: acreditar na existência de um ser somente pelo mover do Espírito Santo.

Um comentário:

  1. Muito bonita a sua história....
    a fé não responde perguntas, ela é um sentimento, e só tem quem verdadeiramente acredita!!!

    ResponderExcluir