sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Autodomínio


Está aí uma prática árdua, exaustiva e até mesmo sobre-humana. O autocontrole não pode ser conceituado como uma atitude apenas; deve, no entanto, ser determinado como uma decisão, uma escolha para todas as situações. Decidir manter o autocontrole é o primeiro passo, e torná-lo real é o segundo e mais difícil passo a ser dado. Ironicamente, exatamente quando juntarmos todas as forças para dominar nossos ímpetos (sejam eles relacionados a sentimentos ou ações) haverá sempre uma situação que provará o quão forte somos. Nestes momentos, quando a emoção fala mais alto, o sangue corre acelerado e as palavras saltitam em nossa boca, tudo aquilo que não gostaríamos de falar ou fazer é tudo aquilo que falamos e fazemos. Alguns se sentem testados, vítimas do destino ou de uma coincidência terrível, mas coincidências não existem e o teste é indispensável para todo aprendizado. A verdade é que, enquanto lutarmos pelo domínio próprio, sempre seremos provados. Não é fácil. Nada fácil!
Mas as recompensas são satisfatórias e imensuráveis. Quando suportamos o peso de uma palavra ofensiva, de uma atitude agressiva e rude no trânsito e de um olhar que nos humilha e menospreza sentiremos uma energia além-mar para superar os vendavais que tiram nossa tranquilidade e estabilidade emocional.
O autodomínio é uma excelente arma contra os sentimentos de inferioridade, cansaço, estresses e desejos que não edificam e envolvem-nos com sensações negativas. Tudo fica muito melhor quando respiramos fundo, contamos até dez e vencemos palavras e ações. Não é fácil, mas é possível se começarmos. As provações serão muitas, mas sem elas não crescemos, não amadurecemos.É maravilhosa a paz de espírito que se sente quando instintos são controlados. Esta paz eu também encontro quando me prostro diante do Deus vivo que supre todas as minhas fraquezas. Nele está minha força e meu refúgio.
Tenho certeza absoluta que um dia encontrarei o equilíbrio que provém do Espírito Santo e usufruirei de uma vida muito, muito melhor.

Um comentário:

  1. Olá... Amigo amei o teu espaço!concerteza teremos recompensaa!!

    te amo amigo, vai lá no meu também!***

    ResponderExcluir